Na tarde da última terça-feira, 24, a Secretária de Saúde Miriam Heinen Marques da Silva apresentou, em audiência pública na Câmara de Vereadores, o relatório de monitoramento e gestão em saúde (MGS) e de atividades da Secretaria Municipal da Saúde correspondentes ao primeiro quadrimestre deste ano.

De acordo com a apresentação, foi possível perceber que na Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro foram efetuadas mais de 2.700 consultas, envolvendo os quatro médicos que atuam no local de janeiro a fevereiro. No mesmo período de tempo, foram realizadas 1.311 consultas por demanda e 80 agendadas na UBS de Vila Santo Antônio. Foram 284 consultas agendadas com a ginecologista e 128 com a psicóloga.

Além disso, os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), psicóloga, fisioterapeuta, nutricionista, educador físico e fonoaudiólogo, contabilizam juntos 695 consultas realizadas, além de terem atendido a 72 grupos durante estes quatro meses.

Neste quadrimestre também foram feitas 310 viagens que transportaram 1.033 pacientes para sete cidades da região que são referências do município para atendimentos específicos. Dentre elas estão:

Porto Alegre – 66 viagens – 211 pacientes;

Santa Cruz do Sul – 142 viagens – 448 pacientes;

Candelária – 24 viagens – 119 pacientes;

Cachoeira do Sul – 11 viagens e 21 pacientes;

Faxinal – 24 viagens – 143 pacientes;

Lajeado – 30 viagens – 72 pacientes;

Rio Pardo – 13 viagens – 19 pacientes.

Durante a apresentação a maior preocupação demonstrada pela prefeita Carmen Goerck e a secretária da pasta é com o atendimento das referências em outras cidades, pois a Administração tem mantido o atendimento de qualidade na Atenção Básica, mas devido a atrasos estaduais as referências que prestam serviços para pacientes do município estão tendo deficiências no atendimento e muitas vezes cortando o serviço.

27 de maio de 2016 – Saúde