A Secretaria Municipal de Saúde foi novamente beneficiada com recursos do Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG). Em meados deste mês, o Governo do Estado, através da Secretaria da Fazenda (Sefaz/RS), repassou ao município o valor de R$ 4.737,64 que será aplicado na área da saúde, uma vez que a Secretaria de Saúde é uma das 2,6 mil entidades do Rio Grande do Sul cadastradas no programa.

A secretária de Saúde, Miriam Heinen Marques da Silva, está organizando um plano de trabalho para o uso deste valor. Após a sua elaboração, ele passará pela aprovação do Conselho Municipal de Saúde e aí então o recurso será usado na aquisição de materiais permanentes e/ou de expediente, conforme exigência do Programa NFG.

Além da Secretaria Municipal de Saúde, o Colégio Estadual Poncho Verde também é uma entidade cadastrada no Programa e que recebe recursos para serem aplicados na instituição. Os valores repassados pelo Estado são usados em melhorias nestes dois locais e aquisição de materiais necessários.

Para ajudar estas duas entidades no envio de recursos, é necessário na hora do cadastro no Programa, escolhe-las e após este passo estar concluído sempre pedir CPF na nota durante as compras.

PREMIAÇÃO INDIVIDUAL

O Programa Nota Fiscal Gaúcha sorteia, mensalmente, milhares de prêmios: um de R$ 50.000,00; 28 de R$ 1.000,00 e mil prêmios de R$ 200,00. Além dos prêmios mensais, em dezembro há um sorteio extra com o grande prêmio de R$ 1 milhão. Para essa extração, contam as compras de todo o ano anterior.

O contribuinte também pode receber descontos no pagamento do IPVA. Para isso é necessário que sempre se coloque o CPF na nota fiscal durante as compras e de acordo com o número de notas o cidadão vai recebendo uma porcentagem de desconto.

Além disso, Mato Leitão aderiu no ano passado a Plataforma do Programa, na qual todos os meses acontecem sorteio de dois prêmios, um no valor de R$ 300 e outro de R$ 200, para todos os cidadãos cadastrados no NFG que compram em estabelecimentos do município e exigem seu CPF na nota fiscal.

CADASTRO

Para se cadastrar o cidadão deve acessa o site do Programa Nota Fiscal Gaúcha https://nfg.sefaz.rs.gov.br/site/index.aspx. Ao entrar no site, na página inicial clique em ‘Fazer o cadastro’ no topo da página e insira os dados pedidos. Quem tiver interesse também pode vir até a recepção da Prefeitura munidos do CPF para realizar seu cadastro. Após o cadastramento é necessário que o cidadão sempre exija seu CPF na nota fiscal durante suas compras, pois só assim garantirá sua participação no sorteio dos prêmios mensais e o envio de recursos para as duas entidades do município.

22 de setembro de 2016 – Saúde e Finanças