A Associação dos Secretários da Agricultura do Vale do Taquari (Asmvat), vinculada a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), realizou nesta segunda-feira à tarde (24) reunião mensal em Encantado. Estiagem e falta de energia elétrica em localidades do interior dos municípios foram alguns dos assuntos do encontro.

Mato Leitão esteve representado pelo secretário João Carlos Machry e técnico da Emater, Rudinei Pinheiro Medeiros. Como forma de auxiliar os produtores a quitar dívidas relacionadas ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e a custeios, os secretários definiram que enviarão duas possibilidades para avaliação da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Uma das possibilidades é de anistia de 50% a 70% da dívida ou o pagamento para o último ano e sem juros. Conforme o presidente da Asmvat e secretário de Agricultura de Estrela, Douglas Sulzbach, os agricultores já tiveram muitas perdas com a estiagem. “É uma das formas que enxergamos de poder ajudar nossos produtores rurais”, comenta.

Os titulares das pastas de Agricultura também foram orientados pelo presidente a realizarem um levantamento de seus principais problemas em relação a falta de energia. O material será apresentado numa reunião no dia 21 de fevereiro, no Ministério Público do RS, com a RGE.

Fonte Rádio Independente