Mais de 30 famílias carentes, com alunos matriculados nas escolas Vó Olga, Ireno Bohn e Santo Antônio de Pádua, receberam na semana passada kits alimentação montados pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. As aulas, por conta de decreto municipal (prevenção ao novo coronavírus), estão suspensas inicialmente até 30 maio.

A novidade é a participação da agricultura familiar. Produtores das localidades de Arroio Bonito, Linha Puhl, Boa Esperança Alta e Santo Antônio, cadastrados junto ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), repassaram diversos itens como beterraba, alface, pepino, rúcula, batata doce, entre outros. O trabalho de recolhimento, montagem dos kits e entrega nas casas, envolveu servidores da Educação e técnicos da Emater.

Diversos produtos integram os kits

A nutricionista Juliana Stona, responsável técnica pela alimentação escolar, informa que novas etapas estão programadas para as próximas semanas atendendo famílias em dificuldades. “Além disso, temos os agricultores familiares, fornecedores da alimentação escolar, que estavam programados para entregar os produtos. Então, optamos por realizar estas compras, beneficiando tanto os estudantes que estão em vulnerabilidade quanto os agricultores que precisam fornecer seus produtos da época”, disse. Juliana reforça que, pensando na segurança alimentar e nutricional, a secretaria optou por montar kits com alimentos saudáveis e nutritivos, incluindo frutas e verduras.

INFORMAÇÕES

Informações sobre os kits podem ser obtidas pelo telefone 3784-1265 (Secretaria de Educação). A seleção das famílias beneficiadas envolvendo as direções das escolas e Conselho da Alimentação Escolar.