Depois de cinco dias sem energia elétrica a situação de produtores e empresários é dramática, reflexo do forte temporal do último domingo, 1º de outubro. Na Vila Sampaio, Victor Jaeger descartou nos últimos dias mais de 3,6 mil litros de leite. “É a primeira vez em 35 anos de atividade que passamos tantos dias sem energia”, lamentou.

A cada dia que passava sem poder contar com o resfriador a família deixou de comercializar 900 litros de leite com a cooperativa Languiru. A família mantém um plantel de 80 bovinos, sendo 40 vacas em lactação. Na quinta-feira à tarde, 5, o prefeito Carlos Bohn e o secretário da Agricultura João Carlos Machry visitaram a propriedade para verificar a situação. A Administração mantém contato constante com os responsáveis pela RGE Sul na região para informar e intermediar atendimento o mais rápido possível. “É triste. Já estamos recebendo pouco pelo leite e agora vai tudo para a roça”, comentou Jaeger.

Prefeito Carlos Bohn e secretário João Carlos Bohn na Vila Sampaio

O problema da família Jaeger não é isolado em Mato Leitão. Situação complicada envolve também a Alf Agroindústria de Alimentos, no Acesso 20 de Março. O vendaval danificou várias estufas para produção e pepino e deixou o setor industrial parado sem fornecimento de energia. Gerson Luís Alf ainda não conseguiu contabilizar os prejuízos que aumentam a cada hora. As perdas chegam a 2,8 mil quilos de pepino, 5 mil quilos de legumes e possivelmente 62 mil quilos de aipim descascado, que está estocado num contêiner. “Não sei mais o que fazer e a quem recorrer. Já fiz vários protocolos e até agora nada. Não tenho coragem de fazer as contas e dos clientes que vou perder”, disse o empresário.

Gerson Alf contabiliza muitos prejuízos