O evento aconteceu na SEUBV na última segunda-feira, 23 de novembro, com o objetivo de apresentar e discutir os modos como a escola opera os conceitos do Projeto Civitas.

Participaram do encontro pais, alunos, professores e comunidade em geral. A secretaria da educação, Edelvani Loeblein e a Prefeita Carmen Goerck em suas falas falaram a respeito do projeto e dos benefícios que ele trouxe para o município, destacando que inicialmente ele começou na Emef Santo Antônio de Pádua, para depois migrar para a Emei Vó Olga.

Um legado importante trazido ao município por este projeto foi a instalação de internet via rádio que beneficia as escolas e também se estende às comunidades. O desenvolvimento deste projeto na escola tem trazido um excelente resultado para o educandário, envolvendo os alunos e suas famílias em diversas atividades.

Após a fala das autoridades ocorreu a apresentação e discussão de conceitos (imaginação, aprender, personagem, escuta, potência, produção de sentidos e alegria), relacionados com os projetos, realizada pelas professoras da Emei Vó Olga, onde foi apresentado o projeto desenvolvido por cada turma da instituição em sala de aula. Para finalizar as atividades da noite aconteceu a discussão sobre o Projeto Civitas na escola feita pela equipe diretiva.

Exemplares do livro ‘Imaginar e aprender na Educação Infantil’ foram expostos durante o Seminário e no final os interessados podiam leva-los gratuitamente.

Livro ‘Imaginar e aprender na Educação Infantil: Projeto Civitas’

Integrando o desenvolvimento do Projeto Civitas na escola foi lançado o Livro ‘Imaginar e aprender na Educação Infantil: Projeto Civitas’, composto de textos que relatam as práticas acontecidas em sala de aula por ocasião dos projetos elaborados pelos professores e atendentes que atuaram na Educação Infantil da Escola Municipal de Educação Infantil Vó Olga e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio de Pádua no período de 2011 a 2012. Estes projetos tiveram o assessoramento e a coordenação das professoras Margarete Axt e Paloma Dias Silveira da UFRGS através do Projeto CIVITAS, em convênios anuais firmados desde 2003 entre a Prefeitura Municipal de Mato Leitão e a referida Universidade. O lançamento deste livro aconteceu em março deste ano.

26 de novembro de 2015- Educação, Cultura e Desporto