Na tarde de hoje, 16, a os servidores da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Cíntia Böhm e Moisés Heisler, informaram que já receberam a senha de acesso ao sistema que possibilita a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA). O serviço estava temporariamente suspenso devido a transferência do servidor público, Felipe da Rosa, a pedido da Justiça Eleitoral. Felipe trabalhava na Secretaria e era o único que emitia a guia até então.

Logo que se tornou necessária a transferência dele a prefeita Carmen Goerck (PP) entrou em contato com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) no intuito de cadastrar outros servidores do município no sistema, viabilizando a emissão da guia novamente.

Com as senhas disponibilizadas, o serviço voltou a funcionar parcialmente na Cidade das Orquídeas. Na próxima semana, o veterinário chefe da Inspetoria Veterinária de Venâncio Aires, Antônio Werner, virá até a Secretaria Municipal da Agricultura para realizar uma capacitação com os dois servidores.

GTA – Guia de Trânsito Animal

A GTA é um documento oficial e federal, de emissão obrigatória tanto para o trânsito intraestadual como interestadual de animais independente da finalidade. Ela permite aos serviços de defesa agropecuária  acompanhamento da movimentação de animais, evitando assim a introdução de doenças que possam pôr em risco a população ou causar prejuízos aos produtores.

16 de junho de 2016 – Agricultura e Meio Ambiente