Na manhã de hoje, 13 de janeiro, estiveram reunidas com a prefeita Carmen Goerck e a secretária da Educação, Cultura e Desporto, Edelvani Loeblein as representantes do Serviço Nacional do Comércio (Sesc), Unidade Venâncio Aires, Lisiane Camargo, Joice Fortes e Diane Araújo. Durante o encontro as autoridades da Cidade das Orquídeas receberam o relatório de trabalho do Sesc no município durante o ano de 2015 e o certificado de participação do município no Dia do Desafio.

O relatório de trabalho entregue ao Executivo tem por objetivo registrar as atividades realizadas pelo Sistema Fecomércio- Unidade Sesc Venâncio Aires em parceria com a Administração Municipal durante o ano de 2015. Dentre estas atividades está o projeto Sesc Recreação, que tem a finalidade de proporcionar condições para o aproveitamentos do tempo livre das crianças através de atividades recreativas que promovam o desenvolvimento de hábitos saudáveis e integração social. Este projeto foi desenvolvido na Cidade das Orquídeas no dia 19 de março, aniversário do município, onde foi disponibilizada recreação com infláveis e cama elástica para os alunos das escolas do município.

Outra atividade desenvolvida em parceria com o Sesc foi o Dia do Desafio. No Rio grande do Sul, o Sesc coordena a realização do Dia do Desafio, um evento internacional, chancelado pela Unesco, que acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio. No ano de 2015, Mato Leitão venceu a competição saudável com 31,70% da população mobilizada, grande parte pela qualidade saudável dos grupos já formados e pela mobilização e participação de escolares e comunidade em geral. Desta forma, durante o encontro na manhã de hoje a prefeita também recebeu a entrega do certificado pela participação do município no Dia do Desafio no ano de 2015.

A Feira do Livro é outro projeto desenvolvido em parceria com o Sesc. O objetivo da Feira é promover a valorização do livro e da leitura no imaginário popular com ações de incentivo à leitura, que despertem o gosto de ler por prazer. A Feira do Livro em Mato Leitão é um evento consolidado no município, que é realizado conjuntamente entre a Secretaria da Educação, Cultura e Desporto e o Sesc, tornando-se um evento de qualidade e grande visibilidade.

O projeto sorrindo para o Futuro, que tem por objetivo melhorar o bem estar das crianças desde a pré-escola até o 5º ano de Ensino Fundamental com a promoção de hábitos saudáveis através da higiene bucal também é desenvolvido pelo Sesc em parceria com o município. O projeto inclui o monitoramento de um profissional de odontologia de Mato Leitão que acompanha o desenvolvimento dentário dos alunos do Colégio Estadual Poncho Verde, EMEI Vó Olga e EMEF Santo Antônio de Pádua, totalizando 295 fichas cadastro digitadas.

A prefeita Carmen Goerck destaca a importância desta parceria para agregar no desenvolvimento de atividades saudáveis à população e salienta que no ano de 2016 permanecerá a parceria entre o Sesc e a Prefeitura Municipal.

13 de janeiro de 2016- Educação, Cultura e Desporto