A Brigada Militar alerta motoristas sobre a importância do uso do cinto de segurança e, com crianças, das cadeirinhas nos veículos. O cinto mantém o passageiro seguro na poltrona e, no caso de ocorrer uma parada brusca, o uso correto (afivelado) faz diferença entre não se ferir, sofrer lesões leves, graves ou até a morte.

É claro que o cinto de segurança não evita a ocorrência de um acidente, mas a probabilidade de sobrevivência de quem utiliza o cinto é de 40% a 50% maior do que se estivesse sem. Isso vale para todos os ocupantes do veículo, inclusive as crianças.

O cinto de segurança garante uma posição correta e estável de dirigir:

– diminui a possibilidade de perda da consciência em um acidente; o que poderia inviabilizar a rápida saída dos ocupantes do veículo;

– evita que as pessoas sejam lançadas para fora do veículo;

– minimiza os choques dos ocupantes contra o interior do veículo e entre si;

– absorve parte do impacto.

Contudo, mesmo que o adulto esteja usando o cinto, em nenhuma hipótese deve levar crianças no colo, pois em caso de qualquer incidente, corre-se o risco do menor ser prensado contra o banco ou painel do veículo.

A forma mais segura de se transportar uma criança é no banco de trás, usando cinto de segurança ou com um dispositivo de retenção infantil, dependendo de sua idade, peso e altura.

O uso do cinto de segurança e da cadeirinha é um ato simples, que deve ser rotineiro e que pode salvar sua vida e de sua família. A recomendação é que a criança faça uso desse dispositivo até os dez (10) anos ou até atingir 1,45m de altura.

ATENÇÃO

– bebê conforto: indicado para bebês com até 1 ano de idade; ou para crianças com peso de até 13 kg; (conforme limite indicado pelo fabricante)

– cadeirinha: para crianças superior a 01 ano e inferior a 04 anos; ou crianças com peso entre 09 a 18 kg; (conforme limite indicado pelo fabricante)

– acento de elevação: para crianças com idade superior a 4 anos e até 7 anos e meio de idade; ou crianças com até 1,45 metros de altura e peso de 15 a 36 quilos, com cinto de segurança de três pontos. (conforme o limite estabelecido pelo fabricante)

PORTANTO, VOCÊ ADULTO, SEJA O EXEMPLO PARA AS CRIANÇAS