O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen) analisa três casos suspeitos de Dengue. Pessoas residentes na região de Santo Antônio e do Centro apresentaram sintomas característicos da doença, após atendimento na UBS Central.

Os casos foram encaminhados para análise no laboratório estadual e os resultados oficiais são aguardados para os próximos dias. A proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya segue sendo preocupação na Secretaria Municipal da Saúde. No ano passado, Mato Leitão registrou um caso positivo de Dengue.

A Agente de Endemias Tatiana Raquel dos Santos Jacobi alerta para cuidados com os pátios, descuidos com lixo ou até com brinquedos das crianças. A principal recomendação é de eliminar todos os recipientes que acumulem água. Quando não puderem ser descartados, a orientação é que sejam devidamente vedados ou tratados.

É preciso que todos estejam atentos aos possíveis criadouros de mosquitos em casa, no trabalho e demais locais. O mosquito gosta de água parada, por isso é importante que a eliminação dos criadouros seja realizada pelo menos uma vez por semana, assim o ciclo de vida do Aedes será interrompido.

CUIDADOS

– pneus e garrafas: retirar toda a água e guardar em local seco e coberto

– pratos de flores: se possível eliminar ou encher de areia até a borda

– reservatórios: manter bem vedadas com tela e tampa com encaixe perfeito a caixa d’água, tonéis e outros

– calha: manter livres de folhas, para facilitar a passagem da água

– lixo: não jogar em terrenos baldios, colocar em sacos plásticos fechados e manter lixeiras tampadas