Mais de 50 alunos das escolas Emef Santo Antônio de Pádua, Emef Ireno Bohn e Colégio Estadual Poncho Verde iniciaram na quarta-feira, 13, as aulas no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Brigada Militar. Estão previstos 10 encontros, nas quartas e sextas-feiras, até a formatura em novembro.

Alunos na Escola Ireno Bohn
Alunos na Escola Ireno Bohn

O Proerd é uma atividade social que envolve Brigada Militar, escola e família. Nos encontros o soldado Moisés Assunção, de Venâncio Aires, repassa orientações para evitar que adolescentes em fase escolar iniciem o uso de drogas. Aos alunos são ensinadas formas para controlar seus impulsos e pensar nos riscos e consequências, o que resultará em escolhas mais responsáveis.

Assunção atua no Proerd há mais de 13 anos, tendo já formado mais de 8,8 mil alunos em escolas de Venâncio Aires. Em Mato Leitão, o policial atua pela primeira vez com crianças que frequentam turmas do 5º Ano. Nos encontros, as crianças aprenderão a lidar com as pressões que levam jovens a experimentar drogas e se envolver com a delinquência. “ O programa ajuda a formar cidadãos seguros e responsáveis. Pesquisas mostram que o trabalho dá um resultado positivo. De cada 100 jovens que participam das aulas, 97 levam adiante os ensinamentos”, disse o policial.

Policial Moisés Assunção atua há 13 anos no Proerd
Policial Moisés Assunção atua há 13 anos no Proerd

 

ESTADO

O Proerd já foi desenvolvido em 451 municípios desde sua implantação em 15 de julho de 1998. Mais de 539 mil alunos das escolas da rede pública e privada receberam diploma do programa.