Tomaram posse na manhã de hoje, 1º de abril, os novos secretários de Educação, Cultura e Desporto (SMECD); Assistência Social, Habitação e Cidadania e Obras Viação e Trânsito. Os nomes indicados para os cargos foram Diego Konrad, Albino Poter e Jone Machado, respectivamente. O ato aconteceu durante a reunião de secretários na sala do Gabinete do Executivo Municipal.

Num primeiro momento a prefeita Carmen Goerck falou sobre as obras realizadas em cada uma das pastas que estão trocando de coordenador. Após, a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Edelvani Loeblein, que está deixando o cargo, falou sobre os avanços ocorridos nesta área, salientando que foram construídas 11 novas salas de aula nas escolas do município nesta gestão, sendo todos ocupadas, o que garante uma educação de qualidade para décadas. Falou também sobre todo o investimento em relação a educação em tempo integral e dos eventos culturais que estão previstos para o município.

Em seguida, Diego Konrad, que já atuava na SMECD, como coordenador do Departamento Esportivo, falou sobre os eventos e promoções que ocorrem nesta área, destacando que a bocha é um importante esporte do município, pois movimenta as comunidades o ano todo devido a realização de três campeonatos durante o ano.

A secretaria de Finanças Pierrette Griesang Schmidt explicou aos novos secretários sobre a questão financeira do município, colocando-os a par sobre o envio de recursos estaduais e federais ao município, da importância de cada secretário acompanhar a situação dos recursos na sua pasta e sobre o orçamento previsto para este ano.

Dando continuidade a reunião, Anelise Neumann, que está deixando o cargo de secretária da Assistência Social, Habitação e Cidadania, aproveitou o momento para agradecer a Administração Municipal pela oportunidade de poder ocupar este cargo. Falou também sobre o progresso vivenciado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no município desde 2013, quando foi implantada a equipe mínima exigida por lei para a regularização do espaço e também a disponibilização de espaço físico adequado para a instalação do mesmo. Em relação à habitação foram construídas 28 casas com recursos do Município, Estado e União (COOAF- STR VA) e sete casas pela Participação Popular e Cidadã.

Por último, Adriano Fagundes, que está saindo da coordenação da Secretaria de Obras, Viação e Trânsito, falou um pouco sobre o funcionamento da demanda de serviços da Secretaria. Agradeceu ao vice-prefeito, Sergio Machado, pela colaboração na organização do serviço, uma vez que ele possui uma vasta experiência nesta pasta. Machado ao fazer uso da palavra explicou que muitas vezes a Secretária de Obras precisa dar suporte às outras, como em reformas, construções, entre outros aspectos. Finalizando, disse que todas as secretarias precisam trabalhar em conjunto para bem atender a população.

A prefeita Carmen Goerck encerrou a reunião parabenizando a todos os secretários que estão deixando as suas respectivas secretarias de atuação pelo trabalho realizado e desejou um bom trabalho aos novos, destacando que acredita na continuidade do trabalho que já vinha sendo feito. Os novos secretários começam a atuar nesta segunda-feira, 4 de abril.

1º de abril de 2016 – Administração