Divulgar Mato Leitão e sua história no cultivo de flores, especialmente a flor orquídea, símbolo do município. Com esse objetivo, a Emater/Ascar recebeu nesta quinta-feira, dia 10, visitantes da cidade de Vera Cruz.

O trabalho, no segmento ‘turismo rural’, valoriza o patrimônio cultural e natural dos municípios. A primeira etapa da visita ocorreu no Orquidário SS Orquídeas, margens da RSC-453 (Distrito Industrial). O empresário Sílvio Jaeger realizou uma mini oficina sobre o cultivo da flor orquídea, destacando tipos da planta, habitat, reprodução, variedades, gêneros. Mato Leitão é considerada a Cidade das Orquídeas desde 2009, através de lei estadual.

Em outra etapa, o grupo visitou o empreendimento Rosas do Deserto sendo recepcionado por Moisés Ribeiro. Ele apresentou a planta, o cultivo e suas diversas variedades. Ribeiro, há muitos anos, participa de feiras em todo o Estado do Rio Grande do Sul, incluindo a Expointer.

O chefe do Escritório local da Emater/Ascar, Rudinei Pinheiro de Medeiros, destaca que no próximo dia 15, Mato Leitão receberá outra comitiva de visitantes, desta vez d município de São José do Herval, localizado na região da Serra do Botucaraí.

O QUE É

O Turismo Rural caracteriza-se pela valorização do patrimônio cultural e natural como elementos da oferta turística. Além do desenvolvimento econômico, a atividade valoriza as potencialidades da região, impulsiona comunidades e proporciona novas fontes de renda.