Com o propósito de conhecer a história dos antepassados, o professor Cesar Augusto Reiter, na disciplina de História, fez uma saída de campo para terras situadas em Arroio Bonito.

Ali, o grupo pode fazer um trabalho arqueológico e analisar resquícios de cerâmica indígena produzida em tempos remotos. Em outro momento, os alunos foram desafiados a fazerem uma produção textual relatando como foi essa atividade. Texto produzido pela aluna Amanda Thaís Steffens: ‘Na disciplina de história, dia 13 de junho, os alunos do 6º Ano tiveram uma aula um pouco diferente, eles fizeram uma saída de campo para estudarem como eram antigamente as tribos e as aldeias.

Para começar, aprendemos como era difícil a vida dos índios naquela época. O professor começou a explicar que se fizéssemos escavações quadradas e com muito cuidado a gente poderia fazer grandes descobertas como: pedaços de objetos que eram feitos de cerâmica.

Na fala do professor, foi pedido aos alunos para olhar com cuidado e procurar pedaços de objetos ou lascas de outro material daquela época. Sabe que foram achados pedacinhos de utensílios que podiam ser de panelas ou outros similares de índios.

Ele explicou que o lugar visitado era uma roça, e que há muito tempo atrás ali poderia ser um cemitério de índios. Com essa saída pesquisa, o 6º Ano voltou para a escola confiante da existência de indígenas nas terras de Mato Leitão’.