A população de Mato Leitão passa a contar com mais um serviço na área da Saúde e de grande importância. Pequenos procedimentos cirúrgicos, que não têm necessidade de internação hospitalar, estão sendo realizadas por uma equipe na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central.
O atendimento ocorrerá uma vez por mês (segunda terça-feira) com agendamento prévio, podendo ser ampliado conforme a demanda. São exemplos de pequenas cirurgias: retirada de verrugas, cistos, lipomas, unha encravada e lesões de pele com possibilidade de imediato encaminhamento para biópsia.
Os primeiros pacientes, encaminhados após consultas de rotina com os demais profissionais, foram atendidos na terça-feira à tarde, 11, pelo médico Joel Felipe Lindenbaun, da JTA Clínica Médica (empresa terceirizada), auxiliado pela Técnica em Enfermagem Jamile Carissimi. “A ideia é atender sempre cinco pessoas. Claro que isso depende de cada caso e da urgência. Todos os pacientes passam por uma avaliação prévia”, disse.
O profissional destaca a importância do novo serviço. “Antes esse pessoal precisava se deslocar para outros municípios. Agora a solução é possível aqui (Mato Leitão) e sem nenhum custo através do Sistema Único de Saúde (SUS). É comodidade para as pessoas”, comentou. O serviço possibilita também agilidade em diagnósticos para casos que precisem ser melhor avaliados, especialmente quando se tratar de câncer.
EQUIPAMENTO
Para oferecer o novo serviço, a Prefeitura fez investimento em equipamentos. O principal é a compra de um bisturi eletrônico, R$ 2,2 mil (recursos próprios).
UBS EM 2017
– atendimentos médicos: 10.971
– equipe de enfermagem: 12.573
– farmácia: 25.875
– fisioterapia: 1.726
– visitas Agentes de Saúde: 11.576