A campanha nacional de vacinação contra o sarampo segue até o dia 13 de março, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central. O Dia D com horário especial de atendimento ao público alvo (crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos) é neste sábado (15) das 8h ao meio-dia.

Esta faixa etária deve ter registro de duas doses de tríplice viral ou 1 dose de tríplice viral + 1 dose de tetraviral. A equipe de profissionais vai aproveitar para realizar também a atualização da Caderneta de Vacinação. Nos demais dias da semana, a vacinação contra o sarampo será possível das 8h às 11h30min e das 12h30min e 16h15min.

Desde agosto do ano passado, 105 casos de sarampo foram confirmados no Rio Grande do Sul. Cerca de um em cada quatro casos registrados no Estado foi em pessoas na faixa etária elencada para essa campanha. A estratégia é a sequência das outras duas campanhas realizadas no ano passado, que tiveram como foco as crianças acima dos 6 meses a menores de 5 anos (em outubro) e depois em adultos dos 20 aos 29 anos (em novembro).

DOENÇA

Sarampo é uma doença viral altamente transmissível. Uma pessoa doente pode passar para outra por meio da tosse, fala, espirro ou respiração próximo de outras pessoas. Qualquer indivíduo que apresentar febre e manchas no corpo (exantemas) acompanhado de tosse, coriza ou conjuntivite deve procurar os serviços de saúde para a investigação, principalmente aqueles que estiveram nos 30 dias anteriores em viagem a locais com circulação do vírus.