Em alusão do Outubro Rosa, a Secretaria Municipal da Saúde vai realizar na próxima quarta-feira, 26, um atendimento especial na campanha de vacinação contra o HPV (papilomavírus humano tipo 6, 11, 16 e 18).
O horário de atendimento para crianças e adolescentes será estendido neste dia, na UBS Central, entre 17h e 19h. A vacina, para meninos e meninas de 9 a 14 anos, previne o câncer de colo de útero nas mulheres e câncer de pênis nos homens. O câncer de colo de útero é uma doença que pode levar à morte. Estimativas mundiais apontam aproximadamente 604 mil novos casos por ano. No mundo é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres e no Brasil, se constitui como terceiro tipo de câncer mais frequente entre mulheres.
O esquema recomendado para essa vacina é de duas doses, sendo a segunda seis meses após a primeira. É gratuita e está disponível nas Unidades de Saúde durante todo o ano. Para conferir adequada proteção contra o HPV é fundamental que as crianças e adolescentes não deixem de completar o esquema vacinal.
A vacina HPV é segura e reações locais como dor ou inchaço no local da aplicação ou ainda, dores de cabeça, são eventos considerados leves e esperados, embora ocorram com baixa frequência.
O QUE É
O papilomavírus humano (HPV) é a infecção sexualmente transmissível (DST) mais comum. Muitas pessoas com HPV não desenvolvem nenhum sintoma, mas ainda podem infectar outros indivíduos pelo contato sexual.
Os sintomas podem incluir verrugas nos órgãos genitais ou na pele circundante. Não há cura para o vírus, e as verrugas podem desaparecer por conta própria. O tratamento visa eliminar as verrugas. Uma vacina que previne os variados tipos de HPV com maior probabilidade de causar verrugas genitais e câncer cervical é recomendada para meninos e meninas.
