A sede própria da Prefeitura de Mato Leitão será oficialmente inaugurada no próximo sábado, dia 29 de junho. O ato, com a presença de autoridades, convidados e comunidade, inicia às 9h30min.

Com área de 1,5 mil metros quadrados, o prédio está localizado na Rua Cônego Pedro Henrique Vier, nº 580. “É uma conquista de 32 anos, momento marcante na história do Município”, destaca o prefeito Carlos Alberto Bohn. O Centro Administrativo é um prédio amplo, moderno e que leva em consideração questões de sustentabilidade (energia solar e aproveitamento da água da chuva).

“A nova sede da Prefeitura vai oferecer melhores condições de trabalho para os servidores, além de concentrar secretarias e órgãos públicos. Assim, a população vai conseguir resolver boa parte das demandas em um único local”, disse Bohn. Além dos setores que hoje estão na estrutura localizada na rua Leopoldo Hinterholz, a nova sede vai abrigar as secretarias da Educação, Cultura e Desporto e de Agricultura e Meio Ambiente, além do Escritório local da Emater/Ascar.

TERCEIRA SEDE

Em trinta e dois de história, Mato Leitão vai para a terceira sede, agora própria. Em 1993, início do Município, a administração ocupou uma casa alugada na rua Leopoldo Hinterholz, defronte ao atual Estúdio da Rádio Arauto FM 90.5.

A partir de 1995, a sede passou para outro prédio alugado (atual sede), entre a Igreja Matriz Santa Inês e o Colégio Estadual Poncho Verde. O prédio, pertencente a Mitra Diocesana, passou inclusive por reformas, recebendo madeiras na fachada, remetendo à colonização alemã, estilo enxaimel.

Neste ano, 2024, a Prefeitura começa a atende em novo local, sede definitiva. O projeto foi idealizado ainda em 2009 (10 de novembro) com a publicação do Decreto de Desapropriação da área, pertencente na época a empresa Fynomate Indústria Ervateira, através do prefeito Carlos Alberto Bohn. As obras no prédio, através da empresa Conzatti Engenharia, começaram em novembro de 2021 sendo concluídas neste mês de junho.