No último dia 13 de maio, a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) completou 63 anos de fundação. A entidade, presidida atualmente pelo prefeito de Mato Leitão, Carlos Alberto Bohn, congrega 17 municípios.

Instituída em 1961, a Amvarp é uma das entidades pioneiras no Brasil e a primeira gaúcha a defender os interesses de municípios da região. “O momento é importante pela passagem de mais um aniversário. Mas, diante desta catástrofe ambiental, muito difícil para todos os municípios. Primeiramente, os prefeitos buscam auxiliar as pessoas atingidas pelas enchentes e garantir infraestrutura mínima dos municípios”, disse Carlos Bohn.

A Amvarp, destaca o presidente, trabalha com ações conjuntas de apoio. “Essa enchente atingiu proporções nunca vistas na região e Estado, atingindo todos os setores. Como entidade precisamos trabalhar em ações conjuntas para auxiliar na recuperação dos municípios”, afirmou. A economia (indústria, comércio e setor primário) é uma das grandes preocupações. “Garantir o emprego e sustento das famílias. Situação atual é complexa. Precisamos unir forças para superar esse momento tão difícil”, completou o presidente e prefeito de Mato Leitão.

REUNIÃO

Desde a posse ocorrida em março, o novo presidente Carlos Alberto Bohn ainda não conseguiu realizar uma reunião presencial com os prefeitos que integram a Amvarp. Com a enchente histórica, final e abril e maio, três encontros que estavam agendados (Candelária, Venâncio Aires e Vera Cruz) acabaram cancelados. Bohn pretende marcar uma assembleia nos próximos dias, possivelmente em formato virtual.

FAMURS

O prefeito de Mato Leitão e presidente da Amvarp, Carlos Alberto Bohn, participará nesta terça-feira (28) da posse do Conselho de Administração da Famurs, referente a gestão 2024/2025.

Está assumindo o cargo de presidente o prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda.

A solenidade será realizada na sede da Famurs e será restrito para familiares, autoridades e colaboradores da entidade.