Com a meta de imunizar 2,1 mil pessoas a Secretaria Municipal da Saúde inicia no próximo dia 7 de abril a vacinação contra a gripe, na UBS Central. A vacina, a partir de agora, está incluída no Calendário Nacional de Vacinação.
O governo do Estado começou a distribuição das doses aos municípios da região nesta semana. A 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Santa Cruz do Sul e que abrange 13 municípios no Vale do Rio Pardo, receberá 11.270 imunizações. Ao todo, o público-alvo da estratégia no Rio Grande do Sul é composto por mais de 5,3 milhões de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, selecionados pelo Ministério da Saúde por serem de maior risco de agravamento ou de maior exposição.
A vacina ficará disponível ao longo de todo o ano para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e idosos (a partir de 60 anos de idade), tornando permanente a proteção para esses públicos. Outros demais grupos continuarão a receber o imunizante em estratégias especiais, incluindo profissionais da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, dentre outros.
META
A meta é vacinar 90% das gestantes, crianças e idosos. Apesar da vacina passar a ficar disponível durante todo o ano nas unidades de saúde, a recomendação é que a população alvo busque se vacinar o quanto antes, preferencialmente antes do inverno, época de maior transmissibilidade de vírus respiratórios.