A Secretaria Municipal da Saúde inicia na próxima segunda-feira, dia 7 de abril, a vacinação contra a gripe. O atendimento na Sala de Vacinas da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central será diário.

A meta é de imunizar mais de 2,1 mil pessoas em Mato Leitão. Ao todo, o público-alvo da estratégia no Rio Grande do Sul é composto por mais de 5,3 milhões de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, selecionados pelo Ministério da Saúde por serem de maior risco de agravamento ou de maior exposição.

A vacina, a partir de agora, está incluída no Calendário Nacional de Vacinação, e ficará disponível ao longo de todo o ano para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e idosos (a partir de 60 anos de idade), tornando permanente a proteção para esses públicos.

Os demais grupos continuarão a receber o imunizante em estratégias especiais, incluindo profissionais da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, dentre outros.

Proteção

A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos.

HORÁRIO

– 8h às 11h15min

– 12h30min às 16h15min

GRUPO PRIORITÁRIOS

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; puérperas; professores;

povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das Forças Armadas, de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo e rodoviário; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; quilombolas; trabalhadores dos Correios.