A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa na próxima segunda-feira, dia 23 de março, e vai até 22 de maio. A princípio a imunização será feita em três etapas destinadas a grupos prioritários considerados mais vulneráveis aos vírus que causam a gripe (Influenza A-H1N1, Influenza A-H3N2 e Influenza B).
A primeira envolverá idosos e trabalhadores que atuam na área da Saúde. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Central confirmou o trabalho com atendimento na Sala de Vacina das 8h às 11h e das 13h às 16h. A estimativa, no grupo de idosos, é de imunizar mais de 620 pessoas.
Esta é a 22ª edição da campanha de vacinação, que neste ano foi antecipada devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-9), apesar dessa vacina não prevenir contra o novo vírus. Com isso, pretende-se proteger a população contra a influenza além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde. Destaca-se que os sintomas da gripe são semelhantes aos do coronavírus e essa antecipação visa reduzir a carga da circulação de influenza na população.
RS
No Rio Grande do Sul a estimativa é de que o público-alvo seja de aproximadamente 4,4 milhões de gaúchos. A meta do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) é vacinar 90% dos grupos prioritários. No Brasil, o total da população-alvo é de 67,6 milhões de pessoas. A população de idosos do Estado soma 1,4 milhão de pessoas, sendo o grupo mais numeroso do calendário de vacinação de 2020.
HORÁRIO (vacinação Gripe)
UBS CENTRAL
– 8h às 11h
– 13h às 16h