A campanha nacional de vacinação contra a gripe (influenza) segue na UBS Central. A primeira etapa, que se estende até 30 de abril, é destinada a idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde.
Na primeira semana de trabalho o índice de idosos imunizados em Mato Leitão chegou a 22,8% e dos servidores da Saúde em 40%. Na segunda fase da campanha, entre 2 de maio e 3 de junho, serão imunizadas crianças de 6 meses a menos de 5 anos, gestantes e puérperas (que deram à luz recentemente), professores, pessoas com deficiência permanente, pessoas com doenças crônicas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, profissionais das Forças Armadas, jovens em medidas socioeducativas, entre outros.
Outra campanha que segue na UBS Central envolve a imunização da população contra a Covid-19. Na segunda, terça e quarta-feira, dias 11, 12 e 13, a prioridade é para pessoas a parte de 12 anos. Na quinta-feira, 14, serão imunizadas crianças a partir dos 6 anos.
Atualização de dados aponta que Mato Leitão está com 1.379 casos positivos, sendo 2 ativos. Quatro novos casos foram registrados desde 1º de abril.
MÁSCARA
A Secretaria Municipal da Saúde alerta para o uso de máscara de proteção individual em ambientes fechados. Muitas pessoas que buscam atendimento na UBS Central não estão observando a medida.
Decreto municipal publicado em março recomenda o uso da máscara em ambientes fechados, permanecendo obrigatório o uso nos locais de prestação de serviços de saúde, transporte coletivo de passageiros e por pessoas com sintomas gripais e doenças crônicas.