O incentivo agrícola aos produtores rurais de Mato Leitão está ampliado e, além disso, a Prefeitura vai conceder um incentivo emergencial em decorrência da forte estiagem.

A partir de agora, o Vale Incentivo passa a ter 20 faixas de produção por conta do aumento no volume de produção registrado nos Blocos de Produtor. No ano passado, o programa atendeu 402 agricultores com apoio total de R$ 111 mil. Para este ano a Prefeitura assegurou uma verba de R$ 160 mil no orçamento. A ampliação do programa foi debatida no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) e projeto de lei aprovado na Câmara de Vereadores.

O prefeito Carlos Alberto Bohn confirmou também um apoio emergencial aos produtores que registraram prejuízos com a forte estiagem ocorrida no segundo semestre do ano passado. Mato Leitão inclusive decretou Situação de Emergência, homologada pelo governo estadual e reconhecida pela União. A Prefeitura está disponibilizando R$ 80 mil que seguirá as regras do programa Vale Incentivo com faixas progressivas de produção.

A expectativa é de atender com os dois incentivos cerca de 500 produtores rurais, num montante total de R$ 240 mil, 115,29% superior ao valor disponibilizado no ano passado. O setor primário é um dos pilares da economia de Mato Leitão e o governo Carlos Bohn/Arly Stöhr (Flecha) mantém total apoio aos produtores que seguem trabalhando nas mais diversas atividades agrícolas.

VALE

O Vale Incentivo teve ser usado na compra de insumos como adubo químico, ureia e sementes. Após retirar o ‘vale’ na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, o produtor poderá efetuar a compra diretamente até o comércio local de sua preferência.