Encaminhado para a apreciação dos vereadores na sessão que ocorre na noite de hoje, 16, o projeto de lei Nº 077 de 14 de novembro de 2016 é referente a instituição de uma nova tabela de incentivos agrícolas para os produtores rurais no que diz repito ao exercício de 2017. O projeto foi encaminhado ao Legislativo pelo vice-prefeito em exercício, Sergio Machado.

Na justificativa, Machado, destaca que é essencial que a Administração Municipal prossiga com os investimentos no setor primário, uma vez que a atividade agrícola é de extrema importância para a economia municipal.

A proposta propõe a concessão do incentivo através de serviços, como silagem e lavragem, ou de incentivo financeiro, que corresponde ao cheque incentivo.  Uma novidade em relação ao incentivo prevista neste projeto é a utilização dele na aquisição de combustível (óleo diesel). Esta era uma reivindicação dos produtores rurais.

A quantidade de incentivo que o produtor terá direito será calculada de acordo com a faixa progressiva de produção, devidamente declarada no Bloco de Produtor Rural durante o ano anterior.

O vice-prefeito em exercício ainda ressalta que a Administração Municipal, na medida do possível e de acordo com as suas disponibilidades orçamentárias, vem buscando parcerias com os produtores rurais objetivando auxiliá-los.

A proposta de alteração da tabela foi apreciada e aprovada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Mato Leitão (Comder) durante reunião no dia 7 de novembro.

Abaixo tabela das faixas e respectivos valores de incentivo:

16 de novembro de 2016 – Agricultura e Meio Ambiente