Melhorias para a vida e até mesmo na rotina diária das pessoas. Esses são alguns dos objetivos do projeto ‘Caminhada Orientada’ desenvolvido em Mato Leitão com grupos no Centro e Vila Santo Antônio. Mais de trinta pessoas acompanharam as atividades no ano passado com encontros semanais.
O trabalho é coordenado pela professora de Educação Física, Inês Kroth, que conta ainda com a parceria de outros profissionais da Secretaria da Saúde. Em dezembro último, os grupos participaram de um passeio de integração em Arambaré, com destaque para a visita ao Restaurante Bistro da Lagoa. Grande parte dos custos da viagem foi paga pelos próprios integrantes.
No ano passado, os encontros dos grupos ocorreram todas as semanas: quartas e quintas no Centro para 16 pessoas e terça-feira na Vila Santo Antônio, envolvendo outros 15 integrantes da ‘melhor idade’. Neste novo ano, a expectativa é de retomar as atividades nos grupos em fevereiro, em data a ser definida e divulgada.
A professora Inês Kroth cita que o projeto da ‘Caminhada Orientada’ envolve exercícios simples, de baixo impacto ao corpo, com passeios pela cidade. “Essa atividade mantém ativos o corpo e mente. Melhora a força muscular e equilíbrio, possibilitando que as pessoas realizem as tarefas do dia a dia. Traz uma sensação de bem estar”, disse.