A equipe do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) promoveu na quinta-feira, 17, uma palestra com a capitã Michele da Silva Vargas, comandante da Brigada Militar de Venâncio Aires.

O encontro, alusivo ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), tratou de temas como a atuação da Patrulha Maria da Penha, proteção à mulher, violência doméstica e familiar. O prefeito Carlos Alberto Bohn e o secretário Elton Uhlmann acompanharam a palestra no ginásio de esportes Tonhão da Emef Santo Antônio de Pádua, na Vila Santo Antônio de Pádua. Participaram integrantes dos grupos de mães, crianças de 0 a 6 anos e adolescentes que desenvolvem atividades na Secretaria Municipal da Assistência Social e Cras.

MARIA DA PENHA

A Patrulha Maria da Penha realiza o acompanhamento das vítimas de violência doméstica e familiar com medida protetiva de urgência deferida pelo Poder Judiciário, através de visitas periódicas em suas residências ou outro local por ela indicado.

Em 2021, foram registradas em Mato Leitão 12 ameaças e 6 lesões corporais. Neste ano, até o momento, são 2 ameaças, 1 lesão corporal e 1 estupro. A Patrulha Maria da Penha, em Mato Leitão, acompanha atualmente 26 mulheres e 10 medidas protetivas. Outras sete mulheres recusam acompanhamento da equipe.

COMO AGIR NA SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA

– se for ameaçada ou estiver sofrendo agressão, saia imediatamente do local e ligue o mais rápido possível para o 190 (Brigada Militar)

– saia de casa com seus filhos e documentos pessoais e procure imediatamente a ajuda da Polícia

– ligue 99996-1859 (soldado Stöhr da BM de Mato Leitão)

– o primeiro passo para terminar com a violência doméstica e familiar contra a mulher é romper o silêncio