Os 23 municípios do Vale do Rio Pardo se preparam para mais uma votação da Consulta Popular, que definirá prioridades no orçamento do governo do Estado. A participação popular ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de setembro.
Estão aptos a votar na região mais de 330 mil eleitores, segundo dados da Justiça Eleitoral e a meta será bater a marca de 41 mil pessoas que votaram no ano passado.
O Corede/VRP finalizou nesta semana o treinamento dos integrantes dos Comudes e está otimista quanto à participação da comunidade no processo. O secretário de Finanças e presidente do Comude de Mato Leitão, Cleberton Ferreira da Silva acompanhou o encontro em Santa Cruz do Sul. Na segunda-feira, 10h, Ferreira se reunirá com as Agentes Comunitárias de Saúde para definir as estratégias de atuação nos três dias.
O valor da Consulta Popular para o Vale do Rio Pardo este ano será de R$ 742.857,14, sendo este valor dividido igualmente entre os dois projetos mais votados, cabendo R$ 371.428,57 para cada.
COMO VOTAR
A Consulta Popular será nos dias 4, 5 e 6 de setembro – entre quarta e sexta-feira, em todo o Estado do Rio Grande do Sul, e, a exemplo de anos anteriores, a votação será em três modalidades: on-line, pelo site www.consultapopular.rs.gov.br; através do aplicativo off-line (forma de voto coletada por dispositivos móveis sem acesso à internet), só nos dias 4 e 5, e por SMS (mensagem de texto / torpedo). Para votar, o cidadão precisa ter título de eleitor, podendo votar somente uma única vez.