O CTG Querência da Mata, com o apoio da Prefeitura, promove neste final de semana (dias 4 e 5) o 14º Rodeio Crioulo Estadual no Parque Municipal das Orquídeas, na Vila Santo Antônio.

O patrão Renato Dameda está otimista num grande evento. “ Pelo que estamos ouvindo de comentários pela região, o pessoal vai se dirigir a Mato Leitão no final de semana. Vai ser um rodeio muito bom, de médio para grande porte”, disse. O valor do ingresso é de R$ 10,00 por pessoa no Parque das Orquídeas. O valor garante participação em todas as atividades que serão realizadas no parque, como a apresentação de gineteada e o fandango.

O rodeio, por conta da pandemia Covid-19, não é realizado desde 2019. Dameda prevê um público de aproximadamente 2 mil pessoas. Além disso, o patrão projeta que o número de laçadores desta edição de se equiparar ao da última edição e girar em torno de 320 laçadores. A expectativa é de que participem representantes de todos os municípios da 24ª Região Tradicionalista (RT) e ainda participantes de cidades da 5ª e 15ª RT.

A abertura oficial do rodeio com autoridades está marcada para 18h do sábado (4). Antes, 17h, haverá apresentação de gineteada com o grupo Tropilha do Brique de Venâncio Aires e, no domingo (5), às 18h, será realizado fandango com o Grupo Timbre Gaúcho na sede do Querência da Mata localizada dentro do parque.

PRENDAS

A novidade deste ano é a primeira edição do Duelo de Prendas Rainha das Orquídeas. O padrão Renato Dameda destaca que a atividade foi criada porque com o passar dos anos a participação das mulheres no laço têm aumentado e como forma de valorizar as prendas.