“A região é que vai ganhar com a conclusão da obra. Apoio total para a retomada do projeto”, disse Carlos Alberto Bohn sobre o movimento para retomada da ERS-244.

O asfaltamento, que teve ordem de suspensão emitida em 2010, liga o trevo da RSC-287 (empresa Marasca em Linha Estrela, Venâncio Aires) até Vale Verde num trajeto de 16km. O apoio do prefeito ao movimento regional foi anunciado publicamente na última sexta-feira (2) durante reunião com lideranças que tratam da retomada junto ao governo estadual. Estiveram em Mato Leitão o secretário estadual adjunto de Obras e Habitação, Giovane Wickert, prefeito de Vale Verde Carlos Gustavo Schuch e o vereador de Venâncio Aires, André Kauffmann.

Um encontro com o governador Eduardo Leite deverá ser agendado nos próximos dias para tratar do assunto. “A data está por ser marcada a qualquer momento. Queremos a presença do prefeito Carlos Bohn, mostrando que a obra é de interesse regional, importante opção para escoamento da produção”, disse Wickert. O movimento já conta com o apoio de lideranças de Venâncio Aires, Passo do Sobrado, Vale Verde e General Câmara, além de entidades como Caciva e Assempe, de Santa Cruz do Sul. Apoiam também os deputados federais Heitor Schuch (PSB) e Marcelo Moares (PRB) e os estaduais Kelly Moraes (PTB) e Edson Brum (MDB), atualmente secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul.

A ERS-244, uma vez asfaltada, se tornaria importante ligação entre os vales do Rio Pardo e Taquari, bem como caminho mais curto para as regiões Carbonífera e Metropolitana.

RECURSOS

Uma das possibilidades é a permuta de hortos reflorestados de propriedade do Estado com as empresas interessadas nas obras. A Construtora Pelotense, que detém o contrato da ERS-244, já manifestou que só depende da autorização do Governo do Estado para retomar a obra.