A fabricação e restauração de móveis ocupa importante espaço na economia de Mato Leitão. Com pouco mais de 4,8 mil habitantes (Censo 2022), o município conta com 16 empresas de pequeno, médio e grande porte trabalhando neste segmento.

São empreendimentos que contribuem no desenvolvimento da Cidade das Orquídeas gerando emprego, renda e também retorno de impostos. Cada um, com sua especialidade, conquista clientes com credibilidade, empenho e qualidade nos produtos. A produção de móveis segue para os mais diversos destinos pela região, Rio Grande do Sul, Brasil e também em países pelo mundo.

Algumas empresas surgiram antes mesmo de Mato Leitão conquistar a emancipação política-administrativa (1992) e outros empreendimentos aproveitaram incentivos da Prefeitura para iniciar ou ampliar atividades. A sucessão familiar também está presente em alguns empreendimentos, mantendo a identidade e o propósito do negócio, garantindo a confiança de clientes e fornecedores.

A diversificação da economia é uma das características do município, com o setor primário, industrial, comércio e serviços atuando em conjunto, impulsionando o desenvolvimento econômico. “Fico muito contente com os empreendimentos que estão em atividade nesta área de fabricação de móveis. É mais um setor que se destaca na nossa economia. Todas essas iniciativas geram renda, empregos e, acima de tudo, qualidade de vida”, disse o prefeito Arly Stöhr (Flecha).

Todos os setores produtivos recebem atenção da administração. Para o setor primário, por exemplo, são 24 programas municipais nas mais diversas áreas. Atualmente são 553 agricultores ativos em mais de 300 propriedades trabalhando com as mais diversas culturas. Já nos setores da indústria, comércio e serviços são 570 empreendimentos, com destaque para a estruturação do Distrito Industrial, margens da RSC-453. O poder público, através de incentivos industriais, apoia investimentos para ampliação de produção e também na implantação de novas empresas. “A Prefeitura sempre será parceira para auxiliar no que for possível os setores produtivos. É assim que vamos crescer e nos desenvolver”, disse o prefeito.

 

EMPRESAS

– Móveis Vaires (Móveis Gottems, Unidade 2), RSC-453 defronte do Distrito Industrial

– NS Móveis Rústicos, Vila Kroth

– Prime Mobel -Móveis Sob Medida-, RSC-453 na Boa Esperança Alta

– Rodrigo Alexandre Henckes, Linha Hillesheim

– Heinen Móveis, Centro de Mato Leitão

– Marcenaria Schwingel, Centro

– Marcenaria Schneider, de Sampaio

– Gold Möbel Haus, Centro

– Roque Valdir Stolben, Boa Esperança Alta

– Maicol Alexandre Simon, Santo Antônio

– Valmiro Schuster, Vila Kroth

– Ribeiro Móveis, Centro

– Sandro Willms, Linha Hillesheim

– Lucas Steffens, Linha Hillesheim

– Edenilson Verneque, Santo Antônio

– Cadeiras Fagundes, RSC-453 defronte ao Distrito Industrial

A partir de hoje, a Prefeitura Mato Leitão divulga detalhes, curiosidades e histórias de algumas das empresas que atuam na produção e restauração de móveis. A primeira reportagem é com o marceneiro Roberto Schneider, da Vila Sampaio……

PARTE 1

MARCENEIRO ESPECIALISTA NA RESTAURAÇÃO E MÓVEIS RÚSTICOS

“Sempre foi meu fascínio (encantamento) trabalhar com a madeira”, afirma Roberto Schneider. Funcionando desde 1990, a Marcenaria Schneider está localizada em Sampaio.

“Meu pai Valdemar e o avô Balduíno já produziam utensílios que eram usados pela nossa família. Começou aí minha trajetória. Depois, aprendi muita coisa no meu primeiro emprego em Cruzeiro do Sul. Já na Marcenaria Schneider, trabalhei muito tempo na companhia do meu irmão Guido. E agora, sigo sozinho com o trabalho”, disse.

O marceneiro destaca que sua especialidade é a restauração de móveis antigos e produção de móveis rústicos. “Trabalhar a madeira, essa é minha especialidade. São peças exclusivas e diferenciadas para qualquer ambiente da casa. Mesmo se quisesse não consigo fazer peças iguais. Já montei uma mesa com cerca de 700 peças individuais. O trabalho é muito detalhado e leva tempo”, revela.

Roberto cita que já atendeu pedidos de clientes em Mato Leitão, Lajeado, Venâncio Aires, Roca Sales, Westfália, entre outros municípios da nossa região. “Ser recomendado por um cliente é a melhor propaganda. Deste jeito já fiz trabalhos que foram parar na Alemanha (caixa para guardar jogos de quebra-cabeça) e no Teatro São Pedro, em Porto Alegre. Gosto muito da minha profissão”, completa.