Com dois casos positivos neste ano, a Secretaria Municipal da Saúde segue com o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. As vistorias para localizar focos do inseto estão ocorrendo tanto no perímetro urbano como interior.

As autoridades alertam para medidas de prevenção à proliferação e circulação do mosquito, com a limpeza e revisão das áreas interna e externa das residências e eliminação dos objetos com água parada.

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), vinculado à Secretaria da Saúde, confirmou o quinto óbito por dengue no Rio Grande do Sul. Trata-se de uma mulher, de 75 anos, com comorbidades, residente em Tenente Portela.

Mato Leitão é considerado município infestado com 13 notificações, 02 casos confirmados e outros dois casos em investigação. Neste ano, o Rio Grande do Sul registra 5.208 casos confirmados da doença, sendo 4.555 autóctones, que é quando o contágio aconteceu dentro do Estado, com os demais sendo importados (residentes do RS que foram infectados em viagem a outro local).

PRINCIPAIS SINTOMAS

– febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias

– dor retro-orbital (atrás dos olhos)

– dor de cabeça

– dor no corpo

– dor nas articulações

– mal-estar geral

– náusea

– vômito

– diarreia

– manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira