Mais um importante programa municipal está em andamento beneficiando mais 130 agricultores de diversas localidades de Mato Leitão. Trata-se da adubação verde que auxilia os produtores no trabalho de melhorar a qualidade do solo. Somente de aveia preta foram adquiridos 449 sacos neste ano.

As encomendas de aveia preta, ervilhaca e azevém realizadas em janeiro estão sendo repassadas aos agricultores. Antes da retirada dos produtos, os beneficiados precisam acertar documentação na Secretaria da Agricultura e assinar contratos. Através do programa, a Prefeitura subsidia 50% do valor da compra sendo que o restante é pago pelo agricultor em março do ano seguinte.

A adubação verde é uma prática agrícola que consiste no plantio de espécies capazes de reciclar os nutrientes para tornar o solo mais fértil e consequentemente mais produtivo.

– animais: termina dia 30, prazo para declaração de animais

– solo: pedido de análise de solo até final de maio

– calcário: solicitação para transporte de calcário até 30 de abril

– aftosa: primeira etapa da vacinação em maio (Prefeitura fornecerá doses)