Na semana passada mais de 60 agricultores receberam valores da Prefeitura referente a diferença em relação ao aumento do subsídio no Programa Troca-Troca Sementes de Milho Safra e Safrinha.

Em junho, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento publicou portaria aumentando subsídios para quitação dos débitos. A medida levou em conta a forte estiagem que afetou a produção de milho e também do Estado de Calamidade Pública por causa do coronavírus (Covid-19).

Em Mato Leitão, conforme a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, mais de 100 agricultores retiraram sementes pelo programa. Além do subsídio do Estado o produtor conta com importante apoio da Prefeitura, auxílio de 50% do valor residual. O repasse de valores, com os novos índices do Troca-Troca, foi autorizado através de projeto de lei aprovado na Câmara de Vereadores.

SUBSÍDIOS

– Safra 2019/2020: auxílio passará de 28% para 60%, cuja diferença será devolvida aos produtores. Além do apoio do Estado o agricultor recebe subsídio da Prefeitura (50%). O custo inicial da saca de semente era de R$ 160,27. Com os novos percentuais, o valor ficará em R$ 64,00 a serem divididos igualmente entre Município e produtores. Aqueles que ainda não pagaram terão seus débitos cancelados no sistema e serão recadastrados pelo novo valor de R$ 32,00.

– Safrinha 2019/2020: subsídio passará de 28% para 100%, cujo valor será devolvido. Aqueles que ainda pagaram ao Município terão seus débitos totalmente cancelados no sistema de tributação da Prefeitura.