O sinal de alerta está ligado. A estiagem continua em todo o Rio Grande do Sul com fortes reflexos no setor primário e agora também no abastecimento de água, tanto para pessoas como animais. As associações hídricas que atendem a população de Mato Leitão (perímetro urbano e interior) solicitam bom senso no consumo de água.

A Associação Duque de Caxias já enfrenta problemas para atender quase 500 famílias na região de Santo Antônio, Loteamento Amizade, Linha Dresch e Palanque Pequeno. “Temos 3 poços ativos, mas em alguns dias a captação falha, ocasionando problemas no abastecimento. Já estamos pensando em perfurar mais um poço”, disse o tesoureiro Albino Potter.

Outra associação em alerta é a São José, que atende a região da Vila Arroio Bonito. O Gilnei Lenhart informa que os dois poços artesianos estão enfraquecendo e o risco de faltar água é muito grande. A entidade abastece mais de 200 famílias. A Asagua, responsável pelo perímetro urbano (mais de 850 economias) também alerta para o uso racional. “Estamos pedindo para a população economizar. O abastecimento está normal, por enquanto, mas não podemos esperar faltar pra fechar a torneira”, disse Elstor Heinen.

ANIMAIS

Desde o final do ano passado, as secretarias de Obras e Agricultura estão atendendo pedidos para ampliações e construção de novos reservatórios de água em propriedades, para abastecer animais. Produtores tentam amenizar a situação buscando água em córregos e arroios, especialmente o Sampaio. Outros, como o Arroio Bonito, já está completamente seco em diversos trechos.

EMERGÊNCIA

Em janeiro o prefeito Carlos Alberto Bohn assinou Decreto de Emergência por conta da estiagem. Na agricultura os prejuízos superam R$ 10 milhões com problemas em várias culturas, especialmente milho, soja e pastagens. O governo do Estado, até o momento, não homologou o decreto municipal.

Cultura do milho é uma das afetadas pela estiagem

REDES

Associações Hídricas: Asagua (perímetro urbano); Duque de Caxias; Santo Antônio; São José (Arroio Bonito); Aurora (Sampaio Baixo) e Travessão Boa Esperança Alta.