Com uma área cultivada de aproximadamente 1,5 mil hectares, Mato Leitão está colhendo a atual safra de milhão (grão). A produtividade nas lavouras será menor devido aos reflexos da estiagem.

A estimativa é de 135 sacos por hectare. “Se fosse um ano normal, bem normal, teríamos uma produtividade acima de 150 sacas”, disse o chefe do Escritório local da Emater/Ascar, Claudiomiro da Silva de Oliveira. O técnico destaca que, diante do intenso calor e chuvas irregulares, o resultado ainda é satisfatório. “O plantio foi cedo e mesmo com atraso inicial pelo frio, tivemos chuvas salvadoras que outros municípios não registraram. A partir do plantio de setembro o clima mudou para pior quando estas lavouras iniciaram sua floração”, citou.

 

SILAGEM

Na atual safra, de acordo com estimativa da Secretaria da Agricultura e Emater, foram cultivados cerca de 1 mil hectares de milho. A silagem é utilizada na alimentação do gado leiteiro e de corte, especialmente durante o inverno.

“A quantidade por hectare será menor pelas questões climáticas. No entanto, a qualidade está num bom nível” disse Claudiomiro da Silva de Oliveira.

CALENDÁRIO AGRÍCOLA

– fevereiro: apresentação e atualização do Bloco Produtor Rural até o dia 28

                    transporte de cargas de calcário no período entre 1º de fevereiro e 28 de abril. Informações e inscrições na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente.