No próximo dia 1º de setembro, a Associação de Prestação de Serviços e Assistência Técnica (Apsat) completa três décadas de atividades em prol da conscientização e preservação do meio ambiente, especialmente em relação ao Arroio Sampaio. Na última terça-feira, 07, a entidade promoveu uma palestra na Assoessa da Vila Sampaio.

Além de associados da entidade e produtores do Vale do Sampaio, participaram alunos de turmas do 6º ao 9º Anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Helena Bohn, da Vila Teresinha, Venâncio Aires. O secretário da Agricultura e Meio Ambiente, João Carlos Machry, representou a administração de Mato Leitão.

O assessor regional do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Vale do Taquari (27 municípios e 19 entidades), Nilo Leopoldo Schneider palestrou sobre temas como a importância do movimento sindical e cursos do Senar envolvendo formação profissional, artesanato, nutrição, alimentação e educação ambiental.

Schneider compartilhou também conhecimentos sobre agroecologia, prática agrícola que prioriza a utilização dos recursos naturais com mais consciência. Com experiência de 33 anos na Emater, Nilo Schneider participou da fundação e da grande maioria das ações da Apsat ao longo dos anos.

DIRETORIA

O agricultor Aloisio Heisler participa ativamente da Apsat. São 28 anos ocupando cargos na diretoria. A entidade foi criada com o objetivo principal de preservar e proteger o Arroio Sampaio. Depois a Apsat ampliou ações oferecendo serviços em propriedades. “Esse trabalho é um aprendizado. Conseguimos recuperar e proteger o arroio. Quando criamos a Apsat a situação era crítica”, lembra.

Preservação do Arroio Sampaio é um dos objetivos

 

SAIBA MAIS

Apsat fundada em 1º setembro de 1988 conta atualmente com 45 associados. Presta atendimentos em propriedades nos municípios de Mato Leitão, Venâncio Aires, Cruzeiro do Sul, Santa Clara do Sul e Sério.