Neste mês, até o dia de hoje (21), Mato Leitão registrou 45 novos casos de coronavírus (Covid-19). A Secretaria Municipal de Saúde registra um paciente internado na UPA e outro na ALA Covid do Hospital São Sebastião Mártir, em Venâncio Aires.

Neste momento são 19 casos ativos e outras 27 pessoas aguardando resultado de teste ou coleta de material. Os números que estão novamente crescendo ligaram o sinal de alerta na Secretaria de Saúde. “Percebemos um certo relaxamento das pessoas. Hoje temos infectados entre crianças, adolescentes, adultos e idosos. Muitos deixaram a máscara de proteção individual de lado e isso não pode ocorrer”, afirma Luciane Sebastiany.

A enfermeira, que atua diretamente no setor Covid-19, relata que muitos inclusive não estão cumprindo o período de isolamento, facilitando a propagação do vírus. Com o retorno das aulas presenciais, Luciane Sebastiany, reforça o envolvimento e atenção dos pais. “Crianças com algum sintoma gripal devem ficar em casa e, se necessário, buscar atendimento médico. Elas não podem ir para a escola que precisa ser comunicada. O risco é grande. Esse tipo de situação acaba suspendendo aulas e colocando as demais em risco”, disse.

MATO LEITÃO (21/05)

– 732 casos positivos

705 pessoas curadas

00 pacientes UTI

01 paciente ALA Covid

01 paciente UPA

19 casos ativos

06 óbitos

– 705 testes rápidos

– 737 testes PCR

– 27 pessoas aguardando resultado de teste PCR ou coleta de material para análise