O terceiro ano do governo Carlos Alberto Bohn/Arly Stöhr (Flecha) será concluído na próxima terça-feira, 31 de dezembro. A pavimentação da Avenida Alfredo Pilz, início do programa Avançar Cidades (asfalto em trechos de ruas centrais), construção de passeio público e apoio para novos empreendimentos estão entre os destaques. O prefeito Carlos Alberto Bohn faz uma avaliação do trabalho e projeta o ano de 2020.

– Qual a avaliação do prefeito para este ano?

Foi um ano de dificuldades e incertezas mas conseguirmos ter grandes avanços, com muito trabalho, criatividade e responsabilidade.

Município encaminhou obras de infraestrutura? Importância para a população?

Foram importantes obras em várias frentes como pavimentação da Avenida Alfredo Pilz, trechos das ruas Otto Bugs (dois), Santa Inês, João Bohn Filho e Pedro Léo Adams. Atuamos também na infraestrutura em 14 empresas como o Condomínio Avícola Mato Leitão, Incubatório da Dália e área industrial. São quatro empresas que estarão instaladas em breve só nesta área e ainda incentivo para diversas empresas distribuídas no Município que estão construindo e ampliando suas atividades. Na construção de passeio público, com equipe própria da Prefeitura, são 16 quadras no Centro e mais de 5 mil m².

– Alguns projetos ainda estão em andamento. Previsão de conclusão no primeiro semestre de 2020?

De cara vamos iniciar com três frentes de construção de calçadas com acessibilidade: equipe da Prefeitura vai seguir nas ruas com asfalto; duas empresas vão iniciar logo em janeiro com passeio público e ciclovia na Avenida Alfredo Pilz e calçadas na rótula da Igreja Evangélica e nas ruas centrais do projeto Avançar Cidades (ruas Otto Bugs, João Bohn Filho, Santa Inês e Pedro Léo Adams) e outra empresa já contratada, vai fazer calçadas na Rua Cônego Pedro Vier e Acesso 20 de Março, ligando onde tem calçada até o pórtico. Serão mais de 12 mil m² no próximo ano.

Asfalto na Avenida Alfredo Pilz

– Qual será o foco em 2020, quarto ano do atual governo?

Dar continuidade e concluir todos projetos. Nossa cidade já está com outro aspecto de trafegabilidade e segurança no trânsito para condutores e pedestres. E vamos melhorar ainda mais. Outro foco tem sido a instalação e ampliação de empresas que geram oportunidades de emprego e renda para famílias. Já são 14 empresas incentivadas no período, sendo que o investimento por parte destas empresas supera R$ 36 milhões nas suas unidades de Mato Leitão.

Na Agricultura, seguiremos ampliando os investimentos, prestação de serviços nas propriedades e programas de incentivo à produção. Na Educação estão asseguradas todas as vagas das crianças do Município que se inscreveram na Educação Infantil, a partir dos 6 meses de idade. No Ensino Fundamental as escolas municipais ofertam tempo integral até o 5º ano com oficinas e atividades extra-curriculares (danças, canto, esportes) e apoio aos universitários e cursos técnicos. Na Saúde, além da Atenção Básica, avançamos muito em termos de horário de atendimento, exames, dentista, atividades de grupos, médico em todos os turnos nas duas UBSs, farmácia e cirurgias eletivas. Na Assistência Social trabalho com grupos de idosos, crianças adolescentes, PCDs, cursos de qualificação, hidroginástica e ações no Cras.

– O próximo ano é de eleições municipais. O que vai mudar no trabalho do Executivo?

Vamos continuar trabalhando muito em todas as secretarias, executando os serviços e programas regularmente. O que muda é que em ano de eleições tem algumas restrições da legislação eleitoral que contam a partir de 01 de janeiro, que temos que respeitar, para isso teremos que contar com a compreensão da população neste ano.

– Muitos municípios enfrentam problemas financeiros para fechar contas? Qual situação de Mato Leitão?

Temos as mesmas dificuldades como outros municípios, independente do porte, mas fechamos o ano com as contas rigorosamente em dia e conseguimos uma grande parte do orçamento com investimentos.

O próximo ano está planejado para manter esse ritmo intenso, salvo algumas restrições que mudam em ano eleitoral. Além disso, contamos com vários recursos externos e de acordo com os recursos que dispomos e de emendas parlamentares, que tem nos ajudado muito.