Termina neste mês, dia 31, a entrega da Declaração Anual de Rebanho. O documento é obrigatório e, a partir de 1º de dezembro, o produtor rural inadimplente com a declaração não poderá emitir a Guia de Transporte Animal (GTA) e ficará com a propriedade bloqueada até que sejam tomadas as devidas medidas.

A declaração é importante para definição de metas nas áreas de saúde animal, entre outras ações de fortalecimento do setor primário. A Secretaria Municipal da Agricultura de Mato Leitão estima que cerca de 140 agricultores ainda não encaminharam a Declaração Anual do Rebanho. A Inspetoria de Defesa Agropecuária de Venâncio Aires aguarda um total de 353 declarações em Mato Leitão.

A emissão da declaração pode ser feita na Inspetoria em Venâncio Aires ou na Secretaria Municipal da Agricultura, ao lado do Banrisul/Mato Leitão com atendimento diário.