Com uma projeção de R$ 54 milhões para o orçamento do próximo ano, a Prefeitura de Mato Leitão trabalha na elaboração da proposta que passará por avaliação e votação na Câmara de Vereadores.

Na última segunda-feira, dia 29 de setembro, audiência pública debateu a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que estabelece metas, diretrizes e prioridades que serão observadas na elaboração do orçamento. A reunião, com a presença do prefeito Arly Stöhr e vice Luciano André Vargas, aconteceu no Auditório do Centro Administrativo Municipal.

Os detalhes e informações da LDO, também analisados nos conselhos municipais da Saúde, Educação e Assistência Social, foram apresentados pelo Gestor de Governança, Carlos Alberto Bohn. A estimativa inicial de R$ 54 milhões, para o próximo orçamento, inclui o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do funcionalismo público.

O projeto da LDO possui 42 programas envolvendo todas os setores da administração pública, desde manutenção das secretarias e possíveis investimentos para o próximo ano, o segundo da atual administração. O prefeito Arly Stöhr (Flecha), ao final do encontro, confirmou a intenção de seguir com investimentos em projetos de infraestrutura como asfalto em cerca de 1 km (Linha Hillesheim) e 3,5 mil metros quadrados de passeio público. Aquisição de máquinas (Secretaria de Obras), melhorias no abastecimento de energia elétrica no Parque Municipal Vivaldino Guterres de Carvalho, ampliação da UBS Santo Antônio são outras propostas de investimento. O projeto de lei do orçamento 2026 deverá ser encaminhado para a Câmara de Vereadores até o final de novembro.