Em solenidade nesta quinta-feira pela manhã (21), em Porto Alegre, a Brigada Militar de Mato Leitão recebeu uma nova viatura policial. Trata-se de um veículo Renault Duster que será usado no policiamento ostensivo do Grupo Policial Militar (GPM) de Mato Leitão.

A entrega ocorreu durante lançamento do programa Avançar na Segurança com a presença do governador Eduardo Leite e vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior. Mato Leitão esteve representado pelo vice-prefeito Arly Stöhr (Flecha) e policiais Cristiano Figueiró (comandante local) e Ivan Carlo Spindler.

O programa estadual destinará R$ 280,3 milhões para compra de viaturas, equipamentos, tecnologia e realização de obras até 2022. “É um investimento muito expressivo. Mais do que isso, são R$ 280 milhões apenas com recursos do Tesouro do Estado em investimentos extraordinários do Avançar na Segurança em pouco mais de um ano. É o dobro do que o governo investiu no total nos últimos 13 anos em segurança com recursos próprios, de 2007 até 2020, quando foram somados R$ 127 milhões. Estamos fazendo história no RS”, anunciou o governador Eduardo Leite.

BM

Na Brigada Militar, o total de investimento anunciado pelo Avançar será de R$ 116,9 milhões. Desse total, R$ 74,4 milhões irão custear a compra de veículos, sendo 221 viaturas (105 Corolla Sedan, 20 caminhonetes SW4, 70 picapes Hilux e 26 SUV Duster), cinco ônibus para Batalhões de Choque, e um avião monomotor, ao custo estimado de R$ 20 milhões.

O programa ainda irá custear 186 kits de armas menos letais (R$ 1 milhão) e 63 fuzis carabinas 5.56 (R$ 504 mil), além de rádios fixos, móveis e portáteis, com GPS integrado (R$ 15,7 milhões).