De hobby para uma atividade com grandes perspectivas no futuro. O venâncio-airense Fagner Schwengber, com uma propriedade de 3 hectares em Santo Antônio, está abrindo portas com a criação de ovelhas em Mato Leitão. E os resultados são extremamente positivos com direito a premiações, inclusive na Expointer.

O trabalho na Cabanha Bom Pastor, com apoio da Prefeitura, teve início há três anos. “Tinha o propósito de tornar a propriedade rentável. Pensei em alguma cultura ou até na criação de gado. Acabei decidindo pela ovelha da raça Hampshire Down, destinada para carne”, disse Fagner, que reside em Venâncio Aires e mantém atividades profissionais em Santa Cruz do Sul.

“Passei a estudar a raça e decidi que essa era a melhor opção. É um animal muito dócil e de fácil manejo. Estamos realizando um sonho de família. As crianças adoraram a ideia”, comentou. Fagner iniciou a criação com 50 animais e já definiu uma meta: chegar a um plantel de 150 cabeças. “Estou montando um negócio visando melhoramento genético da raça (qualidade) com foco no comércio regional de animais. Quero abrir minha propriedade para outros produtores. Observo que a criação de ovelhas pode crescer muito no Estado”, cita.

PRÊMIOS

Pela segunda vez, a Cabanha Bom Pastor alcançou destaque na Expointer, em Esteio. Na maior feira de exposição de animais da América Latina uma ovelha de Mato Leitão sagrou-se a grande campeã, disputa com outros 57 animais. A Cabanha já conseguiu também premiações em exposições de Cachoeira do Sul e Pelotas.

Trabalho já rendeu vários prêmios

SAIBA MAIS

No mundo, existem 800 raças de ovinos. Cada uma delas possui características peculiares e se adaptam a diferentes tipos de ambientes. Uma das preferidas dos criadores brasileiros é a Hampshire Down. A lã não apresenta alto valor comercial. Em compensação, a carne chega a altos preços no mercado pelo alto padrão de qualidade, sabor peculiar e baixos índices de gordura.

Ovelhas são de fácil manejo