Um dos pontos de maior movimento no Centro de Mato Leitão passará a ser vigiado em breve por uma câmera de monitoramento eletrônico. Parte da estrutura (poste e cabos), na esquina das ruas Leopoldo Hinterholz e Cônego Pedro Henrique Vier, já foi instalada pela empresa Digitaltec Comércio e Prestação de Serviços, de Novo Hamburgo.

O investimento no ponto de monitoramento e sala de operação, no prédio da Brigada Militar, supera R$ 44 mil, sendo R$ 35 mil da Consulta Popular 2018/2019 e R$ 8,8 mil de contrapartida da Prefeitura. O sistema permitirá que a BM acompanhe a movimentação de veículos e pessoas pelo Centro, vigiando espaços públicos não cobertos através do policiamento ostensivo.

O prefeito Carlos Bohn avalia positivamente a instalação da câmera. “É o primeiro passo. Vai auxiliar e muito no trabalho da BM, especialmente pela localização. Essa câmera, junto com os pontos particulares já existentes no centro, será fundamental na questão de segurança”, disse.

REGIÃO

Mato Leitão integra também o projeto ‘cercamento eletrônico’, envolvendo todos os municípios do Vale do Rio Pardo. O trabalho teve início em janeiro nas cidades de Rio Pardo, Pantano Grande, Encruzilhada do Sul, Candelária, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul e Vera Cruz.

A próxima etapa envolverá Mato Leitão, Vale Verde, Passo do Sobrado, Sinimbu, Gramado Xavier, Boqueirão do Leão, Vale do Sol e Herveiras. O projeto faz parte de uma parceria entre o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e Associação de Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp). As imagens terão acompanhamento da BM em Santa Cruz do Sul (comando regional) e Porto Alegre.

EQUIPAMENTO

– capacidade de resolução de 2MP