A programação especial alusiva a Independência do Brasil (7 de setembro) terá início em Mato Leitão no próximo sábado, dia 1º, com a tradicional caminhada cívica pela Rua Leopoldo Hinterholz, trajeto entre Seubv e a Praça da Matriz Santa Inês. A atividade começa às 9h seguindo com ato cívico.
O fogo simbólico será buscado em Venâncio Aires, na sede do Corpo de Bombeiros, pelo coordenador da Defesa Civil Municipal Gilberto Pheifer, às 8h. A partir do pórtico na RSC-453, a condução será realizada pelo Grupo de Ciclistas Radicalizando, escoltados pela Brigada Militar, até a Seubv dando início a caminhada pelo Centro.
A Secretaria da Educação confirmou a presença de autoridades do Executivo e Legislativo, soberanas, entidades, associações, Conselho Tutelar, secretarias municipais, escolas, CTG Querência da Mata e ciclistas.
A programação prevê também horas cívicas nas escolas Ireno Bohn (dia 3), Emei Vó Olga e sessão especial na Câmara de Vereadores (dia 4), Emef Santo Antônio de Pádua (dia 5) e Colégio Estadual Poncho Verde (dia 6). Outra atividade é o juramento à bandeira dos jovens dispensados do Serviço Militar classe 2000 na véspera do feriado nacional, 6 de setembro.