O prefeito Carlos Alberto Bohn viaja hoje (19) para Brasília. Um dos compromissos é a participação na Mobilização Municipalista, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

O principal assunto é o julgamento da ação envolvendo os royalties do petróleo que aumenta o montante de recursos para os municípios. No caso de Mato Leitão, de acordo com a Lei 12.734/2012 (está suspensa há seis anos), o repasse passaria a ser de R$ 1,7 milhão, sendo que atualmente é de R$ 430 mil. A mobilização pretende entregar no Supremo Tribunal Federal (STF) o abaixo-assinado com mais de 80 mil assinaturas pedindo o julgamento imediato da ação. O acréscimo no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é outra pauta da mobilização dos prefeitos.

Carlos Bohn vai tratar também de emendas como da deputada federal Yeda Crusius (PSDB) de R$ 350 mil (escavadeira) e Pompeo de Mattos (PDT) de R$ 100 mil para o setor da Agricultura. Quadra esportiva (coberta) na Escola Ireno Bohn, atendendo também a Escola Infantil Vó Olga, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e ainda o empenho de R$ 450 mil (segunda parcela) na Funasa para ampliação da rede de água no perímetro urbano são outros assuntos. O retorno do prefeito Carlos Bohn está marcado para quinta-feira, 22.