Reunido na última quinta-feira, 20, o Conselho de Administração do Cisvale retomou a pauta do projeto de videomonitoramento e cercamento eletrônico do Vale do Rio Pardo. A iniciativa prevê a instalação de mais 530 pontos na região em três fases, em um investimento total de R$ 21 milhões.
O Consórcio aguarda a aprovação do projeto, protocolado em dezembro do ano passado, no Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança do RS (Piseg/RS), para que empresas possam destinar até 5% do ICMS devido para a compra das câmeras e dos equipamentos. A diretoria já recebeu um aceno positivo em relação a parte técnica, e deve solicitar uma reunião com o governador do Estado, Eduardo Leite, para tratar de algumas prioridades e encaminhamentos que ainda são necessários. Se aprovado, os prefeitos já programam também uma série de encontros com entidades empresariais da região.
Outra alternativa que foi debatida para arrecadar os recursos necessários para a implantação é a mobilização de deputados da região, independentemente de partido político. “Fazer o projeto de videomonitoramento e cercamento eletrônico sair do papel é a prioridade número um da minha gestão no Cisvale. Uma região mais segura significa mais investimentos, geração de emprego e renda, e principalmente mais qualidade de vida”, afirmou a prefeita de Santa Cruz do Sul e presidente do Cisvale, Helena Hermany.