A Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde convidam a população, usuária do sistema de saúde, a participar da 6ª Conferência Municipal de Saúde que ocorrerá dia 13 de março, a partir das 13 horas, no auditório da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central.

A conferência municipal é a primeira etapa de uma ampla discussão de todos os problemas que envolvem o Sistema Único de Saúde (SUS) e a busca pela solução dos mesmos. O que for debatido na municipal e as propostas levantadas na discussão serão encaminhadas para a Conferência Estadual de Saúde, marcada para maio em Porto Alegre, onde Mato Leitão será representada por dois delegados escolhidos na conferência municipal.

Ao final, em Brasília, nos dias 28 a 31 de julho, acontecerá a etapa nacional que debaterá as propostas oriundas de todos os estados e municípios. O tema a ser abordado na etapa municipal é ‘Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS’.

A conferência é a oportunidade da população de opinar sobre a situação da saúde no Município, apontar falhas, corrigir erros, propor mudanças e, principalmente, colaborar para melhorar a qualidade dos serviços de saúde. “Sintam-se todos convidados e estimulados a participar. Só assim, teremos legitimidade para exigir dos gestores e profissionais a prestação de um serviço público de saúde de alta qualidade”, disse o presidente do conselho, Gelson Heinen.