O prefeito Carlos Alberto Bohn empossou nesta segunda-feira pela manhã (3), durante reunião na sede do Executivo, os membros do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa. O grupo terá oito integrantes (Executivo, sociedade civil, Associação de Idosos (Assima) e profissional da área de Saúde) para um mandato de dois anos.

Além do novo conselho está oficializado também a criação do Fundo Municipal de Direitos da Pessoa Idosa, cujos órgãos ficarão vinculados à Secretaria da Assistência Social, Habitação e Cidadania. A assistente social Juliana Bonaldo foi eleita presidente e Neusa Tereza Sieben (servidora aposentada) para vice-presidente. O projeto de lei, autorizando a criação do conselho e fundo municipal de Direitos da Pessoa Idosa foi aprovado na Câmara de Vereadores em janeiro.

O objetivo dos órgãos é de promover o desenvolvimento das atividades destinadas ao idoso, visando qualidade de vida e condições de autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. A meta principal é implantar o Centro de Convivência da Pessoa Idosa com atividades de integração e lazer, adequadas para a realidade local e acompanhadas por profissionais, com recursos estaduais.

O plano de trabalho e proposta objetivando a reforma de um prédio público (ainda não definido) precisa estar protocolado em Porto Alegre até a próxima semana, 10 de fevereiro. A secretária da Assistência Social, Eunice Heuser, e o presidente da Câmara de Vereadores, Elton Uhlmann (MDB), acompanharam o encontro.

MEMBROS

– Assistência Social: titular Juliana Bonaldo, suplente Liane Fátima Bertó

– Secretaria da Saúde: titular Eliane Inês dos Santos e suplente Luzia Janisch Heinen

– Secretaria de Finanças: titular Cleberton Ferreira da Silva e suplente Evandro Luís Lenhart