Pela primeira vez desde o início das operações, em junho deste ano, os associados do Condomínio Avícola Mato Leitão tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura e o funcionamento do complexo localizado em Sampaio Baixo.

A visita ocorreu na última sexta-feira, 18, aproveitando o intervalo de terceiro para o quarto lote de pintos. O novo alojamento de aves está previsto para iniciar no próximo dia 28 de dezembro. A estrutura envolve oito pavilhões com capacidade total para 275 mil frangos por lote.

Os associados (16 produtores de Mato Leitão e 2 de Cruzeiro do Sul) percorreram o complexo acompanhados pelo presidente João Carlos Machry, prefeito Carlos Alberto Bohn, Mauro Stöhr do Sicredi e o técnico da Emater/Mato Leitão, Rudinei Pinheiro Medeiros. “Todos os condomínios integrantes do projeto da Dália são padronizados com tecnologia Plasson. O Condomínio Mato Leitão é o que apresenta atualmente o melhor resultado”, disse Diego Aguiar, técnico da Dália Alimentos. No terceiro lote, encerrado recentemente, foram produzidas 286 mil aves com média de 2,8 quilos. O abate ocorreu no frigorífico da Dália Alimentos em Arroio do Meio.

Mauro Stöhr citou ser um orgulho para a Cooperativa Sicredi participar do projeto que apoia agricultores na iniciativa inédita. O prefeito Carlos Alberto Bohn, por sua vez, elogiou a coragem dos agricultores em investir na ideia. “Vocês tiveram espírito empreendedor. É uma construção de muitas mãos e o Condomínio Mato Leitão já é uma realidade”, disse. Bohn reforçou ainda que a decisão do governo municipal em apoiar o projeto foi acertada e que isso faz parte da política do atual governo.

A construção do complexo, numa área de 10,4 hectares em Sampaio Baixo, contou com o apoio da Prefeitura através da doação do terreno, serviços de máquinas, acessos e redes de água e energia elétrica. O investimento dos agricultores, através do Sicredi, girou em torno de R$ 7 milhões.

3º LOTE (resultado)

– 286.200 frangos

– 275.050 abatidos

– média de 2,8 quilos